Espondilolistese e dores na coluna são temas do Saúde e Você

A apresentadora Duda Rodrigues entrevista o Dr. Juliano Fratezi, ortopedista especialista em coluna e dor. E conversam sobre dores na coluna e espondilolistese, distúrbio pouco conhecido, mas que aflige milhões de brasileiros.

Espondilolistese significa escorregamento para frente de um corpo vertebral na coluna. Em outras palavras, é quando temos um ‘defeito’ na ‘dobradiça’ da coluna. Esse distúrbio tem graus, podendo gerar pequenos ou grandes deslizes da vértebra“, explica o médico. 

Os sintomas mais comuns desse transtorno da coluna são dor lombar, perda de força, formigamento, dor no trajeto do nervo ciático e desvios posturais. Em seguida Juliano fala que o problema é a identificação da espondilolistese nos jovens.

Na criança e no adolescente o disco é melhor, é tão novinho que ele consegue segurar esse escorregamento. Porém quando a fase adulta chega o disco começa a falhar e a pessoa descobre o distúrbio“, de acordo com especialista.

É importante ressaltar que se seu filho tem dor nas costas, e é novinho, investigue, faça exames. É raro, mas as doenças na coluna também afetam os jovens”, complementa o doutor. 

O tratamento é individual, de forma que os médicos possam estudar caso a caso para entender a melhor forma de lidar com a espondilolistese de cada um.

Por fim Juliano esclare “De maneira geral, o tratamento inicial inclui medicação e repouso. Nos casos leves é possível fazer um tratamento conservador com RPG e fisioterapia. Tratamos cirurgicamente apenas os casos mais graves, quando a pessoa apresenta sintomas mais intensos“.