Alfabetismo em saúde e neuromodulação são temas do Saúde e Você

A apresentadora Duda Rodrigues entrevista a cirurgiã-dentista e doutora em odontopediatria, Letícia Lemos, para falar sobre o alfabetismo em saúde.

Nada mais é do que a relevância que as pessoas dão para as informações que escutam. Todos escutam uma avalanche de notícias, ainda mais nesse momento da  pandemia, e, no entanto, existe uma taxa de absorção.”, conta a doutora.

Ou seja, você só guarda e entende aquilo que está de acordo com o seu nível de importância. Que, de certa forma, está relacionado com os valores de cada um“, explica a doutora.

Sendo o alfabetismo em saúde a capacidade de ler, buscar, compreender e tomar decisões corretas sobre a própria saúde. Letícia reforça a importância do exercício para as gestantes.

É fundamental essa educação da saúde para as grávidas. Principalmente no final da gestação, onde ela vai poder se preparar para ser a melhor mãe para esse filho. Com essa alfabetização que estamos falando, a mulher vai conseguir introduzir hábitos saudáveis desde o início da vida da criança“, conta a especialista. Que reitera a necessidade de o núcleo familiar participar de todo esse processo de alfabetização em saúde. 

Trazendo informações relevantes sobre neuromodulação, a Dra. Catarina Couras explica o que é o processo, bem como de que forma ele previne as dores da coluna. “Neuromodulação é um procedimento não invasivo que visa a estimulação do cérebro de pessoas que precisam de estímulos cognitivos e de reabilitação motora.”, de acordo com a doutora.

Por fim, Catarina fala “Em poucas palavras, podemos dizer que é uma terapia para aqueles pacientes que já operaram a coluna várias vezes. E continuam sofrendo com dores”.