Câncer de tireoide é assunto do Saúde e Você nesta semana

A apresentadora Duda Rodrigues conversa com a Dra. Débora Vianna e com o Dr. Pablo Quintana, cirurgiões de cabeça e pescoço. Para discutir sobre o câncer de tireoide, este que é tão silencioso, mas que aflige tantos brasileiros.

O câncer de tireoide é assintomático, mas geralmente é possível observar alterações na glândula. Seja através de um crescimento no pescoço ou, até mesmo, de uma mudança na voz. Quando é identificado algum tipo de nódulo, começamos a investigação das doenças na tireoide“, explica o especialista.

No entanto, apesar da causa desse tumor ainda não ser bem compreendida, ele é muito comum no mundo todo.

Ele incide em cerca 1% de todos os cânceres do corpo humano, então ele é muito prevalente. A grande questão é que, como ele é silencioso, ele pode ser menos diagnosticado. É importante ressaltar que mulheres possuem três vezes mais câncer de tireoide. Além de ser mais recorrente em pessoas entre os 20 e 50 anos“, de acordo com doutora.

A boa notícia é que os tratamentos para o câncer da tireoide costumam ser bem-sucedidos. Podendo ser erradicado através de cirurgia, terapia hormonal, iodo radioativo, radioterapia e, também, quimioterapia.

Entretanto mesmo com intervenções tão eficazes, o cuidado é para a vida toda. “Costumo falar que nos ‘casamos’ com os pacientes. Fazemos o diagnóstico, entramos com o processo de cura, e, depois disso, seguimos com um acompanhamento eterno. Avaliamos um a um para que, caso o tumor volte, a gente consiga identificar e tratar rapidamente“, conta Débora.