Saúde e Você discute falta de concentração e desmaio

A apresentadora Duda Rodrigues recebe a neurologista Francine Mendonça, que explica a importância de diferenciar o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) com faltas de atenção rotineiras.

Em conversa muito rica, a médica revela que muitas pessoas estão adotando o uso psicoestimulantes. Remédios que aumentam o estado de alerta, sem prescrição médica. Apenas pessoas diagnosticadas com TDAH, podem fazer uso desses medicamentos.

Para aqueles que não possuem esse diagnóstico e apostam nesse tratamento, entende-se que os efeitos colaterais serão muito prejudiciais para sua saúde. A doutora Francine ressalta que, ao perceber que a falta de concentração está muito intensa. É importante procurar um especialista para dar início a uma investigação do quadro.

Compartilhando conhecimento sobre desmaios, Decarthon Vitor, cardiologista, explica porque temos esses “apagões”. De acordo com o médico, as síncopes ocorrem por uma redução do fluxo de sangue na cabeça.

Quando isso acontece, o nosso corpo colapsa. E nós caímos e por mais estranho que possa parecer, essa queda faz parte de um mecanismo de defesa do nosso corpo. Ao deitar o sangue circula melhor e nós logo voltamos ao normal. Além disso outra recomendação seria afrouxar as roupas e deixá-la respirar.

Por fim, o especialista chama a atenção para a necessidade de visitar um hospital após desmaios repentinos. Assim uma análise do paciente poderá ser feita.