Saúde e Você discute prótese lombar e transtornos alimentares

No Saúde e Você, Tarcísio Rodrigues recebe André Evaristo, especialista em cirurgias da coluna, para falar sobre prótese lomba. E a psiquiatra e psicanalista, Elisa Padovan, para conversar sobre transtornos alimentares.

De acordo com o médico André Evaristo, é muito comum que em casos leves de dores na coluna seja recomendado a implementação de discos lombares. Nesses cenários, o especialista ressalta que é importante escutar uma segunda opinião.

A recomendação do uso de prótese se dá quando a intensidade da dor é muito grande e persiste por muito tempo, sem nenhuma melhora. Além disso, para casos de incômodos menores, o indicado é seguir com tratamento por um período de 4 a 6 semanas. Para assim entender se uma intervenção é realmente necessária.

Trazendo um debate importantíssimo sobre transtornos alimentares. A Dr. Elisa Padovan, psiquiatra e psicanalista, explica o que são essas perturbações e a forma de tratamento.

De acordo com a especialista, esses distúrbios fazem com que as pessoas tenham um comportamento patológico com a alimentação. Por isso, afetando diretamente a autoestima.

As causas são as mais variadas. Contudo é importante ressaltar que a pressão vinda dos padrões estéticos está estritamente ligada à doença. A procura de um psicólogo é de extrema importância, ao perceber qualquer sinal de incômodo com a imagem corporal.

Por fim, para aqueles que já possuem um quadro diagnosticado. O tratamento aconselhado exige um acompanhamento de uma equipe multiprofissional, com nutricionista, endocrinologista e psiquiatra.

Tarcísio Rodrigues e Elisa Padovan
Tarcísio Rodrigues e Elisa Padovan