Fale conosco

O que vc está procurando?

Webseries

Olivier Da Costa ensina receita de família no Bate Bola na Cozinha

A memória afetiva é um dos grandes fatores de influência na cozinha do chef português Olivier da Costa. Nascido em Lisboa, ele se apaixonou pela gastronomia por conta do relacionamento com o avô.

“Comecei aos 12 anos, sempre junto do meu avô. Aos 16, já cozinhava para alguns lugares e depois foi algo que fluiu naturalmente. Meu sonho era ser golfista, mas percebi que seria muito complicado ter sucesso. As coisas correram bem para o caminho da gastronomia. Hoje sou muito feliz”, relembra ele, que esteve no Brasil para participar do quinto episódio do programa Bate Bola na Cozinha, em exibição na TV Caras, canal do Youtube da CARAS.
 
Para aguçar e encantar o paladar da apresentadora Brueth Carvalho, o português preparou uma receita batizada como Massa da Tia Carolina. “Este foi um dos pratos que marcou minha infância. Sou apaixonado por massa, mas acredito que o principal segredo da gastronomia é fazer por amor. Assim dá resultado”, conta.

“Não tenho palavras para descrever”, elogia Brueth. “Gosto de fazer meu trabalho de forma diferente, não só pela experiência gastronômica, mas para aquele prato possa ser, de fato, apreciado”, completa Olivier.

Durante o episódio o chef Oliver escolheu uma organização como beneficiada a receber um ano de alimentos doados pelo Instituto Mindset: consultoria de idiomas, eletrodomésticos Britânia e produtos Aquíssima. Por fim, dê o play e confira o episódio completo!

Receita Massa da Tia Carolina

Ingredientes:
Para o molho de tomate:
– 1 garrafa de azeite
– 3 cebolas grandes
– 6 dentes de alho
– 2 folhas de louro
– 1 colher (sopa) de orégano
– 1 colher (chá) de tomilho seco
– 1 colher (chá) de alecrim seco
– 1 litro de polpa de tomate
– 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo ou normal

Para o molho pesto:
– 2 molhos de manjericão
– 4 dentes de alho
– 100 g de pinhão ou nozes e castanha de caju
– 2 unidades de queijo de cabra semi secos 
– Azeite a gosto
– Sal e pimenta a gosto

Passo a Passo:
1) Para fazer o molho de tomate, refogue em uma  panela grande com azeite (molhando o suficiente o refogado) as 3 cebolas grandes picadas e adicione 2 dentes de alho por cada cebola. Coloque todas as ervas (orégano, alecrim, pimenta do reino e louro). Deixe refogar lentamente até dourar. Num tacho grande, coloque a cebola e o alho picado com azeite (não muito o suficiente para molhar bem o refogado). Junte todas as ervas, sal e pimenta do reino miúda na hora e deixe suar lentamente a lume brando até dourar bem a cebola. Após dourar as cebolas, coloque os tomates picados e a polpa de tomate. Retire as folhas de louro para não amargar. Acrescente um pouco de açúcar a gosto e mexa até o molho reduzir e ficar espesso.

2) Coloque todos os ingredientes do molho pesto no liquidificador e o queijo em tiras finas e bata até conseguir uma pasta em textura de tipo manteiga. No processo, utilize azeite para chegar na textura desejada, colocando na mistura quando necessário.

3) Com os dois molhos prontos, basta cozinhar a massa, misturando primeiro o molho de tomate à massa e finalizando o prato com o molho pesto a gosto e uma folhinha de manjericão. 

Mais vídeos para você

Saúde e Bem Estar

Duda Rodrigues recebe os doutores Larissa Bortolazo, Juliana Mendonça e Fernando Gentil para bate-papos imperdíveis Mais um programa Saúde e Você chega recheado de...

Webseries

O programa desta semana relata os desafios do trabalho e do empreendedorismo no Brasil durante a pandemia. “Um período de ressignificação”  No quadro Direito...

Webseries

Salatiel Araújo apresenta o casamento luxuoso que agitou a bela cidade de João Pessoa, na Paraíba À frente do programa Nomes Notáveis, Salatiel Araújo...